Topografia

A Topografia - Uma visão atual do mercado de trabalho

O grande investimento na área de construção civil tem como conseqüência uma acentuada necessidade de serviços auxiliares, sem os quais a construção civil não tem como garantir a melhor técnica na execução de obras. Atualmente, temos uma nova realidade nacional, com a melhor distribuição de renda da populacional, gerando aumento de consumo por parte de todas as classes sociais, o país enfrenta um grande desafio:

Temos investido em habitação popular, jogos olímpicos, copa do mundo, construção naval, hidrelétricas e tantos outros projetos, muitos testes já em fase de execução, no entanto, onde obter mão-de-obra capacitada suficiente para atender a demanda de investimentos e garantir a continuidade dos projetos evitando os investidores recuem devido a falta de profissionais.

São muitos os investimentos também em energia elétrica e eólica, expansão na área de petróleo e gás por todo o país. Precisamos correr contra o tempo! Infelizmente, nos deparamos com outra realidade, a velha burocracia e falta de visão no setor educacional em geral.

Ocorre uma grande oferta de cursos técnicos e universitários nas cidades mais desenvolvidas, no entanto em muitos municípios não existem investimentos públicos e privados em formação profissionalizante, como conseqüência os jovens ficam sem opção de vida, impossibilitando desta forma o desenvolvimento de cercas regiões. Temos que possibilitar que os investimentos vindos do exterior encontrem mão de obra capacitada.

É preciso correr contra o tempo, abrir novas frentes de formação profissional e investir em educação prática. Precisamos urgentemente relacionar investimento/ crescimento econômico com educação profissional. Faz-se necessário ampliar as fronteiras educacionais, alcançar regiões esquecidas, preparar todo o Brasil e não somente em regiões já desenvolvidas. Deve-se priorizar a formação profissionalizante e técnica não somente para quem possui o ensino médio. Ampliar o foco educacional e proporcionar orientação profissional é urgente! “Pra ontem”! O potencial de crescimento é grande e cabe a nós brasileiros suprir as necessidades de mão-de-obra.

O ritmo não pode parar, e isto inclui eficiência profissional e treinamento.

Onde o profissional topógrafo pode atuar ?

O profissional topógrafo é indispensável em diversas modalidades de serviços:

Construção civil, empresas petrolíferas, Prefeituras, IBGE, empresas de saneamento, empresas de telecomunicação, empresas de energia elétrica, construção de barragens, construção e pavimentação de ruas, estradas e pontes, controle de estoque de material bruto em indústrias, cadastramento de novas comunidades, assentamentos rurais, levantamento de áreas para particulares e empresas públicas, demarcação de loteamentos, perícias técnicas, perícias judiciais, etc.

Como você pode perceber, é amplo o campo de atuação e, objetivando sanar esta deficiência no mercado, estamos treinando iniciantes e aperfeiçoando profissionais de topografia. As aulas são ministradas por profissionais habilitados pelo Crea-RJ